Carregando...
Política de Privacidade
Menu

Acesse o KSI - Kurole Sistema Imobiliário

Veja como caprichar na organização da despensa da sua casa

Categoria - Manutenção

Autor: Cibele Martins - 09/07/2021

Com a organização da despensa sempre em dia, o cotidiano pode se tornar muito mais prático e o ambiente mais funcional. Na prática, não é preciso muito para manter tudo em ordem. Com algumas ações simples, é possível dar uma cara nova à despensa e deixar o local sempre arrumado e agradável.

A seguir, separamos algumas dicas para ajudar você nessa tarefa.

USE POTES HERMÉTICOS

Os potes herméticos são um dos utensílios mais importantes para acondicionar os alimentos na despensa. Além de manter os mantimentos conservados por mais tempo, devido ao seu sistema de vedação diferenciado, você ainda pode separar os alimentos por categorias.

O mais bacana é que há muitos modelos transparentes que facilitam na hora de procurar os ingredientes. O ideal é optar por potes herméticos fabricados com material de alta qualidade e funcionalidade para tornar o dia a dia na cozinha, de fato, mais prático.

OLHE AS DATAS DE VALIDADE

Outra dica é olhar constantemente as datas de validade dos alimentos para não correr o risco de ter que jogar algo fora ou ter desperdício. Ao chegar do supermercado, por exemplo, observe as datas e deixe um lembrete em algum local na cozinha com os mantimentos que estão mais próximos de vencer.

Você também pode separá-los dos demais para priorizar seu uso, evitando que estraguem antes da data de validade. Dessa forma, você também jogará menos comida fora e ainda pode economizar na compra de novos itens.

SEPARE POR CATEGORIAS

Separar tudo por categorias vai muito além da estética: é uma maneira de gastar menos tempo na cozinha. Uma dica é separar os mantimentos por refeições, como café, almoço, jantar e lanches. Você ainda pode dividir os alimentos mais utilizados, como temperos, grãos e massas, e deixá-los sempre à vista para ter mais praticidade.

Em seguida, guarde os mantimentos em móveis, como armários, prateleiras ou até mesmo em caixas organizadoras para manter os itens sempre agrupados e fáceis de serem identificados.

ARMAZENE DE MANEIRA ADEQUADA

Um dos grandes segredos para manter a organização da despensa sempre em dia é armazenar tudo de maneira adequada. Mesmo que você não tenha muito espaço na cozinha, é possível instalar prateleiras nas paredes do ambiente e torná-lo mais funcional e personalizado.

Nas prateleiras mais altas, por exemplo, você pode colocar itens que são usados com menos frequência, como liquidificador, batedeira, mixer e travessas. Além disso, se você tiver um armário para acondicionar os alimentos, o indicado é reservar os espaços mais ao fundo para produtos que são utilizados eventualmente ou em ocasiões especiais.

Além disso, pensando na ergonomia, outra alternativa, seria planejar gavetões que mantem a visualização mais facilitada.

UTILIZE CESTOS OU CAIXAS

Tenha sempre cestos ou caixas para armazenar os alimentos com embalagem que não podem ser organizados em potes herméticos, como sucos, fermento e temperos. Uma dica é colocar etiquetas nomeadas em cada caixa para que você encontre os produtos mais rapidamente no momento de cozinhar.

Se você não quiser criar um aspecto desleixado, espalhando um monte de cestos pelo ambiente, deixe-os sempre guardados nos armários. Isso também é importante para manter os alimentos a uma temperatura mais amena, evitando que os produtos estraguem facilmente.

MANTENHA A LIMPEZA EM DIA

A organização está diretamente relacionada à limpeza. A despensa, nesse caso, deve ter ainda mais atenção nesse aspecto, pois ela se mantém fechada e é alvo fácil de insetos e bichos. A recomendação é seguir um cronograma de limpeza e realizar a manutenção completa do cômodo uma vez a cada mês.

Outra coisa que se deve evitar é guardar produtos de higiene no mesmo espaço que os alimentos, pois eles podem soltar gases nocivos à saúde e infectar o ambiente. Também é interessante observar a cada dia se a despensa tem acúmulo de poeira ou dejetos de comida. Caso note que o local está sujo, o indicado é limpá-lo o quanto antes.

Seguindo esses passos você conseguirá manter sempre a despensa em ordem e ter uma casa mais funcional. Um grande erro, por exemplo, é deixar embalagens abertas e não acondicioná-las adequadamente. Outro erro é utilizar potes de má qualidade, que podem impactar a conservação dos produtos.

A organização da despensa é uma atividade que deve ser feita com frequência para que os moradores tenham mais praticidade e eficiência em casa. Além disso, a ação é fundamental para economizar em mantimentos e evitar o desperdício. Com as nossas dicas, certamente você poupará mais tempo e terá muito mais prazer ao se dedicar na cozinha.

Fonte: https://finger.ind.br/blog/organizacao-da-despensa/

Favorito
Comparar