Carregando...
Política de Privacidade

RECUSAR
Menu

Acesse o KSI - Kurole Sistema Imobiliário

Jardim de inverno na sala: confira modelos e dicas para fazer o seu

Categoria - Arquitetura e Design

Autor: Cibele Martins - 12/11/2021

A rotina da vida nas grandes cidades acaba nos afastando do contato com a natureza. Mas é possível ter um pouco de verde em casa, ou no apartamento, criando um jardim de inverno. Esse recurso pode ser inserido em espaços pequenos ou que estejam sendo mal utilizados. Um cantinho arejado e bem iluminado na sala, por exemplo, já é o suficiente.

A montagem de um jardim de inverno também não é complicada. Sabendo escolher as plantas corretas e organizar de modo eficiente, a fim de deixá-las próximas ou longe do sol, seu espaço verde ficará perfeito. Mas se você não sabe como fazer, confira a seguir as dicas valiosas que separamos.

O que é jardim de inverno?

O jardim de inverno, como o próprio nome sugere, foi criado para ser aproveitado durante os meses mais frios do ano. Os primeiros registros da existência de jardins desse tipo em residência datam do século XVII, na Europa. Os casarões da época geralmente tinham um espaço todo de vidro – como estufas – onde eram colocadas plantas de variadas espécies. Além disso, esse também era um local de convivência, onde as pessoas se reuniam para conversar.

O objetivo do jardim era aproveitar a natureza apesar das baixas temperaturas que faziam do lado de fora. Nele, as plantas se mantinham floridas e vívidas. Com o tempo, esse conceito foi se modificando e sendo adaptado para outras realidades, como a nossa. Hoje, é possível ter um jardim de inverno pequeno e em vários espaços da casa.

Como fazer um jardim de inverno pequeno na sala

O primeiro passo é encontrar um lugar na sala que seja bem arejado e tenha uma boa iluminação natural. Assim, as plantas poderão crescer saudavelmente. Para separar e dar destaque ao jardim, você pode usar vidro em todo o contorno. Em seguida, escolha as espécies mais adequadas para o local. Veja algumas indicações:

Para lugares com sol

Para lugares com meia sombra

  • Orquídea
  • Palmeira leque
  • Bromélia
  • Samambaia
  • Espada de São Jorge
  • Begônia

 

Favorito
Comparar