Carregando...
Política de Privacidade

RECUSAR
Menu

Acesse o KSI - Kurole Sistema Imobiliário

Banheiro adaptado para idosos.

Categoria - Segurança

Autor: Cibele - 18/04/2022

Como fazer um banheiro adaptado para idosos?

O princípio de se ter um banheiro adaptado para idosos é promover mudanças que tornem o ambiente o mais seguro possível para essa faixa etária.

Além disso, em muitos casos é necessário também a realização de ajustes diante de necessidades especiais, como no caso de idosos cadeirantes ou que tenham alguma dificuldade de locomoção maior.

Abaixo, listamos os 8 pontos principais de atenção na hora de projetar e construir um banheiro acessível.

1. Atenção ao acesso até o banheiro

O primeiro cuidado ao construir um banheiro adaptado para idosos é com o acesso ao cômodo.

É importante observar se o caminho é livre de barreiras, como degraus ou qualquer outra elevação ou inclinação que possa provocar quedas.

Também é importante evitar o uso de tapetes, retirar calçados do caminho ou utilizar um peso que possa se soltar.

O acesso ao banheiro também precisa ter uma boa iluminação. Por isso, lembre-se da instalação de interruptores bem localizados.

2. Portas com abertura fácil

Em um banheiro ideal para idosos, as portas precisam ser simples, o que significa uma porta de fácil abertura no lado de fora e dentro e que permita a passagem com tranquilidade.

Também é recomendável o uso de maçanetas de alavancas, que não exigem o movimento de torção do punho. Alguns projetos acabam eliminando também o uso de trancas, trincos e uso de chaves, para facilitar o uso.

Se for uma adaptação de banheiro para idoso cadeirante, é necessário se atentar também às normas e dimensões recomendadas para esses casos. 

O ideal é que a porta tenha, no mínimo, 80 centímetros de largura, que é a distância mínima para a passagem da cadeira. 

Se for possível, tente deixar a partir de 90 centímetros, para ter uma folga maior durante a passagem.

3. Escolha do piso ideal

O piso do banheiro em contato com água, sabonete ou outros produtos de higiene pessoal se torna naturalmente mais escorregadio. 

Por isso, o ideal é que no projeto seja utilizado um piso com um material ou superfície antiderrapante .

4. Vaso sanitário

Por conta da redução do tônus muscular em muitos idosos, um vaso sanitário mais alto acaba facilitando o uso, gerando menos esforço no momento de levantar.

Por isso, a ABNT Acessibilidade determina que, nesses casos e em banheiro para cadeirantes, o vaso sanitário tenha entre 43 e 46 centímetros, incluindo a borda da privada.

As barras de apoio ao lado do vaso sanitário também são essenciais. Além das barras na horizontal, a norma também diz que é necessário ter uma barra na vertical, formando um apoio em L, que ajuda os idosos no movimento de levantar. 

E assim como é necessário o ajuste na altura do vaso sanitário, também é necessário atenção à altura da alavanca da descarga e ao suporte de papel higiênico.

5. Barras de apoio são essenciais

Um dos acessórios mais importantes quando se trata de acessibilidade são as barras de apoio. 

Elas são essenciais, pois auxiliam os idosos durante o uso do banheiro em momentos que exigem maior firmeza, como para levantar após o uso do vaso sanitário e entrada e saída do box para o banho.

6. Torneiras

Assim como nas trancas das portas, também é recomendado o uso de torneiras do tipo alavanca e, preferencialmente, monocomando, que são mais fáceis de abrir e fechar sem grande esforço.

7. Box do chuveiro

No banheiro adaptado para idosos, o chuveiro e o box também precisam de ajustes.

O box do banheiro deve ter dimensão mínima de 90 cm x 95 cm. Também é recomendado a instalação de um banco, dobrável ou removível, com dimensões de 45 cm x 70 cm e altura de 46 cm.

O banco para o uso no banho deve ser com cantos arredondados e em um material antiderrapante e impermeável, para evitar risco do idoso escorregar e cair.

Se for um banheiro para cadeirante, é importante lembrar do espaço necessário para que ele faça a transição da cadeira para o assento de forma segura e confortável.

Para essa transição, como dissemos acima, é necessário a instalação de barras de apoio no box.

Sobre as barras de apoio, mesmo em situações de idosos que não necessitam do uso da cadeira de rodas, é importante ter esse acessório, para reforçar a segurança.

Outro detalhe muito importante do banheiro acessível são as duchas manuais, que devem ser fixadas em uma altura de, no máximo, 1 m.

8. Instale um sistema para alerta

Além de todas as recomendações anteriores, outra medida extra de segurança é a instalação de um sistema de alerta, que muitos conhecem como botão ou alarme de pânico.

Mesmo com todas as precauções e medidas preventivas, acidentes podem ocorrer.

Por isso, sistemas de alertas podem ser utilizados para casos de queda ou emergência. 

Existem diversos modelos e com funcionalidades diferentes. Alguns sistemas apenas emitem alarmes sonoros, mas outros mais modernos podem ser usados para entrar em contato com familiares ou para entrar em contato com empresas de cuidado à distância, para ajuda em primeiros-socorros.

Nesses casos, é importante que o sistema de alerta seja instalado em locais estratégicos, perto ao chão, por exemplo, quando a pessoa não tiver condições de se levantar.




 

Favorito
Comparar