Carregando...
Política de Privacidade

RECUSAR
Menu

Acesse o KSI - Kurole Sistema Imobiliário

6 tendências da construção civil para 2022

Categoria - Notícias

Autor: Cibele - 17/01/2022

2022 e as tendências da construção civil 

1. Tecnologias focadas em sustentabilidade

Com o destaque cada vez maior da sustentabilidade na construção civil, não é de se estranhar que uma tecnologia focada em obras sustentáveis esteja entre as tendências para 2022.

Desde sistemas de reaproveitamento de água da chuva e projetos com placas solares até processos digitais, reduzindo o consumo de papel, e escolha de materiais que com menor uso de água em sua produção, a construção civil conta com diversas tecnologias para adotar.

Mais do que uma tendência, é um diferencial de mercado que atrai muitos clientes.

2. Realidade aumentada

A Realidade Aumentada vem sendo apontada há alguns anos como tendência para a construção civil. Mesmo que pouco usada pelo alto custo, é um investimento que traz grande retorno para as construtoras que podem fazê-lo.

Essa tecnologia garante ao cliente uma visão mais clara de como será o projeto depois de construído, permitindo apresentar opções mais estratégicas e alinhar as expectativas do cliente.

Além disso, é de grande auxílio para construtoras no planejamento, ajudando a identificar áreas onde problemas podem ser enfrentados e analisar riscos de SST, reduzindo as chances de erros, desperdícios e acidentes.

3. Building Information Modeling (BIM)

A Modelagem da Informação da Construção, tradução para o nome em inglês, é outra tecnologia 3D que ganha espaço mesmo com o alto custo de investimento inicial.

A digitalização de obras que o BIM permite realizar é ideal para construtoras que desejam otimizar processos e ter maior visibilidade do passo a passo da execução de obras.

Assim como a Realidade Aumentada, oferece bases mais concretas para alinhar o projeto com as necessidades e expectativas dos clientes, além de ser uma base excelente para o desenvolvimento de cronogramas de obras e orçamentos mais assertivos.

4. Estruturas pré-fabricadas

Mesmo já fazendo parte do dia a dia de muitas construtoras e obras, as estruturas pré-fabricadas, também conhecidas como estruturas modulares, seguem sendo consideradas como tendência para o ano de 2022.

Os diversos benefícios que oferecem para o cronograma de obras, controle de custos, redução de desperdícios e atrasos e para a sustentabilidade são as principais razões para incentivos cada vez maiores no uso dessas peças e na escolha dos clientes por seu uso em projetos.

Por isso, a tendência é que a busca por essas estruturas seja cada vez maior com o passar dos anos e construtoras que estiverem preparadas para adotá-las em projetos sairão na frente.

5. Digital Twin

É um conceito que se aplica na construção civil na hora de transferir a realização de projetos do papel para o ambiente digital. 

O nome pode ser traduzido como Gêmeo Digital, o que já indica a ideia de duplicar os processos offline para o online sem perder nada.

Mais uma vez, a tecnologia usa o ambiente digital para otimizar a área da construção civil. 

Com o Digital Twin sua construtora cria dados e sistemas específicos para atender as necessidades dos projetos.

Você deve estar se perguntando: mas não é isso que a Realidade Aumentada faz? Bom, é e não é. Enquanto a realidade aumentada cria o projeto digital a partir dos dados coletados, o sistema Digital Twin elabora os dois ao mesmo tempo.

O que a construtora conquista é maior funcionalidade e previsibilidade, já que à medida que o projeto começa a ser planejado no papel, uma versão digital já é construída, dado a dado em tempo real.

A vantagem principal aqui é economizar o tempo de revisão dos projetos, já que a análise detalhada da estrutura virtual e mais complexa é feita ao mesmo tempo que os primeiros passos do planejamento são dados.

6. Robotização de processos

Com tantas tecnologias sendo indicadas como tendência para 2021, não é de se espantar que a robotização esteja entre elas. 

O uso de robôs e inteligência artificial ganha a cada dia mais espaço não só na construção, mas em todos os setores da economia.

Nos canteiros de obras, o uso de robôs e sensores em roupas podem ajudar a reduzir riscos de acidentes e monitorar a produtividade. 

Dentro os escritórios e no planejamento, permitem organizar processos, reduzir erros em cálculos e previsões de riscos e garantir maior rapidez e economia para o desenvolvimento dos projetos.

A robotização de processos da construção civil, então, cria um sistema de otimização de ponta a ponta nas construtoras e em suas obras.

Parece distante, né? Mas não é! Essa tecnologia já vem sendo utilizada por aí.

Favorito
Comparar