Carregando...
Política de Privacidade

RECUSAR
Menu

Acesse o KSI - Kurole Sistema Imobiliário

Truques sobre faxinar a cozinha rápido e economizar tempo

Categoria - Manutenção

Autor: Cibele Martins - 06/05/2021

Sempre comece de cima para baixo

O ideal é sempre começar a limpar de cima para baixo. Isso acontece, tendo em vista que ao limpar os itens de cima, é possível que você suje o chão e as portas dos armários, por exemplo. Com isso, evita-se o retrabalho e otimiza-se a limpeza.

Uma dica é começar organizando a louça, lavando e colocando os utensílios para secar apropriadamente. Em seguida, passe para o fogão, que também demanda uso de água e outros produtos de limpeza que podem cair no chão e resultar em sujeira.

Depois de limpar tudo na bancada, passe para as portas dos armários e, em seguida, varra o chão e passe pano. É muito comum sempre ter alguma coisa para lavar na pia, não é mesmo? Seja um copo, um talher, um prato etc, portanto, para evitar que caia água no chão e você pise em cima com o sapato sujo, formando uma “laminha”, uma dica é colocar um tapete ou pano de chão no piso embaixo da pia. Desse modo, você pode utilizar a pia sem perigo de sujar o chão que acabou de ser limpo.

Tenha produtos eficientes

Para limpar a cozinha de forma ainda mais rápida, é preciso contar com o apoio de alguns produtos eficientes, como sabão ou detergente neutro, produto desengordurante para o fogão, limpador de vidros, entre outros. O ideal é procurar nos supermercados produtos que sejam confiáveis. Assim, busque as marcas mais antigas no mercado e leia os rótulos para entender melhor onde e como aplicar cada limpador específico.

Alguns produtos bastante eficazes também na hora de realizar a limpeza são o vinagre e o bicarbonato de sódio. Desse modo, aplique-os sobre a superfície do que se quer limpar com um pouco de água e deixe essa solução agir por alguns minutos. Em seguida, passe um pano ou bucha macia úmida para retirar o produto e a sujeira do local. Com certeza, limpar a cozinha será muito mais fácil!

3. Limpe o interior e as portas dos armários

Programe na agenda para limpar o interior dos armários pelo menos 1 vez a cada 2 semanas. Para isso, utilize uma solução de sabão de coco com água e passe por todos as prateleiras. Isso faz com que se evite o acúmulo de resquícios de comida (como sal, açúcar, grãos etc.) pelas prateleiras da despensa, por exemplo, e que fique propício para o aparecimento de ninhos de bichinhos, como formigas e aranhas.

Antes de fechar os armários, passe um pano seco e deixe a ventilação natural agir por alguns minutinhos. Depois, é só limpar as portas do mesmo jeito. As partes de fora das portas podem ser limpas com mais frequência, como 1 vez por semana ou caso elas sujem durante o uso do dia a dia.

4. Varra o chão e passe pano

Depois de limpar a bancada, o fogão, os armários superiores e inferiores, é hora de limpar o chão. Para isso, varra o piso com uma vassoura e retire a sujeira com uma pá. Em seguida, passe o pano úmido (água combinado com o produto de limpeza com o cheirinho de sua preferência) por todo o chão. Uma dica nesse momento é utilizar um ventilador direcionado ao piso para secar o ambiente mais rapidamente.

Caso você tenha crianças, animais de estimação ou moradores com alergias respiratórias ou de contato, você pode usar um produto de limpeza menos agressivo, como uma solução de água com vinagre e bicarbonato. O ideal é que se passe o pano todos os dias na cozinha, ou sempre que você a utilizar, principalmente ao fazer frituras, como bife na chapa.

5. Crie hábitos de limpezas diárias

Uma dica fundamental é: não espere que haja o acúmulo de sujeira para limpar a cozinha. Quando a sujeira se concentra é mais difícil de limpar, tendo em vista que ela vai endurecendo no local. No final, ela demandará mais do seu tempo para limpá-la e, talvez, o uso de produtos mais fortes para removê-la.

Vale ressaltar que a sujeira é uma fonte para que bactérias se hospedem na sua casa, podendo, assim, trazer riscos para a sua saúde e a de sua família, além de trazer o mal cheiro para o ambiente. Portanto, crie o hábito de limpar a cozinha diariamente ou conforme a sua rotina de uso nela.

Tenha em mente que é melhor realizar pequenas limpezas com mais frequência do que perder um dia inteiro apenas removendo acúmulo de sujeiras pelo local. Pense também que esse cômodo é o local em que toda a família se reúne para compartilhar os momentos do dia a dia durante as refeições. Dessa maneira, o ideal é que ele esteja apto para o uso e limpo para proporcionar mais bem-estar a todos que passarem por lá.

Com essas dicas fica muito mais fácil manter a cozinha sempre limpa, certo? Portanto, não espere que haja o amontoado de sujeira para limpar esse ambiente. O ideal é manter um hábito de limpá-la sempre que a utilizar. Assim, esse cantinho tão especial da casa estará sempre limpinho e com tudo em seu devido lugar.

Fonte:  https://www.atlas.ind.br/

Favorito
Comparar