Carregando...
Política de Privacidade

RECUSAR
Menu

Acesse o KSI - Kurole Sistema Imobiliário

Reparos simples da casa

Categoria - Manutenção

Autor: Cibele - 03/01/2022

Cinco dicas de reparos simples para fazer em casa!

Paredes:

Aproveite para retocar paredes que sofreram com arranhões ou com manchas que aparecem, graças ao mofo ou infiltrações. Banheiros que não possuem janelas ou quartos muito úmidos também podem ter as paredes higienizadas com cloro, para remover o mofo acumulado, antes dos retoques. Outro conserto comum nestas áreas é tapar pequenos buracos com massa corrida. Depois basta lixar o excesso de massa e aplicar a tinta. O rejunte dos azulejos também é fácil de ser raspado e substituído, usando apenas uma espátula e esponja umedecida.

Hidráulica:

Até pode ser que seus ralos não estejam entupidos, mas eles podem funcionar muito melhor, após uma boa limpeza. Usar arames ou lacres de nylon, é uma boa saída para puxar o acúmulo de sujeira para fora. Outra boa dica é colocar bicarbonato de sódio, em seguida vinagre e tampar o ralo por alguns minutos. Após esse período, ferva água e jogue na tubulação.
No caso do chuveiro, além da vedação, recomenda uma revisão da resistência e substituição da mesma, caso alguns filamentos estejam queimados (desligue o disjuntor antes de mexer nesta área!). Outra recomendação é que seja feita uma higienização interna do chuveiro.

Por outro lado, se essas manutenções são incentivadas, também chama atenção para pontos que NÃO devem ser feitos sem ajuda profissional. O não recomendado para as pessoas é reparos na descarga, porque a pressão da água e o bocal maior podem causar ferimentos, caso alguma coisa saia errada. Também não indico a substituição de sifões com copo. São peças mais complexas para vedar e facilmente podem apresentar vazamentos.

Elétrica:

Talvez o ponto mais sensível para muitos, a revisão elétrica demanda um pouco mais de cuidado. Desaconselho reparos mais complexos envolvendo o quadro geral, substituição de fiação ou disjuntores, sem a ajuda profissional.
Entretanto interruptores e tomadas podem ser facilmente substituíveis, caso estejam ultrapassados ou quebrados. (Primeiro é preciso desligar o disjuntor). Se você não sabe qual é o de cada ambiente, o ideal é desligar o geral. Em seguida, use uma chave philips para desparafusar o interruptor ou a tomada da parede. Para colocar o novo preste atenção na posição original de cada fio e refaça a instalação, copiando.
Outro esforço interessante nesta área é investir em organizadores de fios (em espiral, por exemplo, ou canaletas), para disfarçar ou esconder a fiação dos aparelhos eletrônicos e de eletrodomésticos, criando um visual mais clean na sala de estar, cozinha e quartos.

Móveis:

Somente com uma chave philips ou uma de fenda é possível mudar a cara de seus móveis. Portas que não fecham direito, frestas e diferenças de altura podem ser resolvidos com essas ferramentas. Esta também é uma boa hora para modificar o layout de alguns ambientes, trocando móveis e outros objetos decorativos de lugar. Caso o objetivo for renovar sem gastar absolutamente nada, mude a disposição dos móveis que estão no ambiente de tempos em tempos. Essa alteração fará com que você tenha a sensação de que está em um novo lugar.
Para quem tem móveis de madeira ou na área externa, outra boa dica é reforçar o verniz ou hidratar as peças com ceras e óleos, sem solventes. Esses produtos renovam a aparência de qualquer móvel.

Jardim:

Se você tem jardim, aproveite o tempo disponível para cortar a grama, mudar algumas plantas de lugar ou até mesmo plantar mudas de temperos e hortaliças. Adubar as espécies, completar os vasos com terra e checar a presença de alguma praga também são dicas interessantes. É importante também verificar se existem objetos que acumulam água e eliminá-los, não podemos esquecer dos cuidados básicos para evitar casos de dengue.

Favorito
Comparar