Carregando...
Política de Privacidade

RECUSAR
Menu

Acesse o KSI - Kurole Sistema Imobiliário

Dicas para organizar a geladeira

Categoria - Manutenção

Autor: Cibele Martins - 28/08/2019

Alguns alimentos precisam de cuidados especiais
Proteínas como carnes e peixes são os itens que requerem maior atenção para serem refrigerados, pois correm um risco maior de deterioração, mas para evitar que isso aconteça precocemente, existem algumas dicas que você pode seguir.
 
Cada coisa tem seu lugar
Para saber exatamente onde guardar cada item, primeiro é importante entender que se a sua geladeira é antiga, ela provavelmente tem um sistema de refrigeração diferente das atuais, mais especificamente feito por partes. Quanto mais perto do freezer, mas refrigerado o espaço. Já os modelos mais novos, possuem um processo de refrigeração mais uniforme por toda geladeira. Assim que você entender como a sua funciona, já pode começar a se preocupar em setorizar cada tipo e alimento.
O que precisa de mais refrigeração (queijo, iogurte, leite, frios, etc) deve ser colocado nas prateleiras superiores e os que precisam de menos refrigeração (sobras do almoço, alimentos que estiverem em processo de descongelamento, sucos, bolos, etc), nas inferiores.
 
– Gavetas pequenas: de preferências as frutas devem ser colocadas neste espaço. Elas só deverão ser lavadas no momento de serem consumidas.
 
– Gavetão: as verduras devem ser guardadas de preferência em embalagens plásticas e novas, não as que você trouxe do supermercado, pois podem ter se sujado durante o deslocamento para sua casa. Tenha sempre em casa sacos plásticos, que podem ser adquiridos facilmente em lojas de embalagens ou em supermercados
 
– Os ovos devem ser armazenados preferencialmente em uma vasilha dentro da geladeira, não na porta, pois eles não sofrerão com a trepidação e alteração de temperatura da porta.
 
3. Potes funcionais são grandes aliados
Para deixar os alimentos mais visíveis e, consequentemente, evitar desperdícios, aposte em recipientes transparentes, eles são melhores para acondicionar itens perecíveis e facilitam a rotina caso haja a necessidade levar algo ao micro-ondas. No entanto, alguns potes plásticos liberam uma substância chamada BPA (bisfenol-A) que são cancerígenas, por conterem uma substância tóxica que desprende da embalagem passando para o alimento.
 
Ervas e hortaliças têm seu próprio modo de armazenamento
Muita gente imagina que armazenar ervas e hortaliças em saquinhos é uma prática errada.Os sacos são, na verdade, um meio eficiente de proteger esse tipo de alimento: ideal é que sejam lavados e muito bem secos. Além disso, colocar de forma que as mesmas não fiquem muito apertadas no saco para que não amassem.
 
As ervas ainda podem ser congeladas em forminhas de gelo, por exemplo, para serem utilizadas depois. Basta lavá-las, picá-las e, quando for utilizar, tirar apenas a porção ideal para o prato.
 
Fazer a limpeza periódica é essencial
A limpeza completa da geladeira pode ser feita apenas uma vez por mês, mas é importante fazer a manutenção da higiene semanalmente passando um pano umedecido com vinagre de álcool para eliminar odores e desinfetar.

Favorito
Comparar