Carregando...
Política de Privacidade

RECUSAR
Menu

Acesse o KSI - Kurole Sistema Imobiliário

Como limpar colchão: dicas e passo a passo para retirar manchas e odores

Categoria - Manutenção

Autor: Cibele Martins - 18/12/2018

Para ter uma noite de sono prazerosa, é preciso se atentar a diversos fatores como a temperatura, a claridade, o silêncio e o relaxamento do corpo. Além disso, outro ponto influenciador é o colchão onde você dorme: não só a escolha de uma boa peça, mas também saber como limpá-lo.
 
 
São os colchões os responsáveis por acomodar o corpo inteiro e, por isso, devem ser escolhidos de acordo com a particularidade de cada pessoa. Para garantir a qualidade do sono, a peça deve ter alguns cuidados com limpeza, porque ela está sujeita a fluidos, poeira, ácaros, que podem causar alergias de pele ou doenças respiratórias. Confira algumas dicas valiosas:
 
Como limpar colchão: dicas e passo a passo
Existem várias técnicas e materiais que podem ser usados na limpeza do seu colchão. Analise a lista a seguir e escolha o método que mais parece eficaz para o seu caso.
 
Com bicarbonato de sódio
 
Polvilhe o bicarbonato sobre o colchão, concentrando o pó em lugares com maiores sujeiras
Deixe agir por 30 minutos
Esfregue, com uma escova de limpeza, todo o colchão
Deixe agir, novamente, por mais 30 minutos
Aspire o pó
Aguarde secar
 
Com água oxigenada
 
Misture uma quantidade de sabão líquido e água oxigenada e coloque em um borrifador
Agite bem e aplique sobre o colchão
Deixe secar totalmente
Após a secagem, esfregue a mistura com um pano úmido
Aguarde secar
 
Com vinagre branco
 
Umedeça uma esponja com vinagre branco e esfregue todas as manchas
Deixe agir por aproximadamente 1 hora
Passe um pano úmido sobre elas
Aguarde a secagem
 
Caso o cheiro de vinagre persista, pingue no colchão algumas gotas de óleo essencial de sua preferência
 
Com álcool
 
Banhe um pano limpo com um copo de álcool
Passe vigorosamente sobre todo o colchão
Quando acabar, exponha-o ao sol
Aguarde secar totalmente
 
A seco
 
Passe aspirador de pó em todo o colchão para remover as sujeiras superficiais
Em seguida, umedeça um pano macio e limpo com água morna e vinagre branco
Passe por todo o sofá para retirar as manchas
Aguarde a secagem
 
Como remover manchas e odores
 
Cheiro de urina
Com crianças em casa, o problema de urina nos colchões é frequente. Assim que percebê-la, aplique bicarbonato de sódio, já que o produto auxilia a absorção de manchas úmidas e amarelas.
 
Deixe agir por 30 minutos e depois, com uma esponja, esfregue uma solução de água morna e sabão em pó. Para finalizar, passe um pano a fim de limpar essa mistura. Deixe o colchão secar no ventilador.
 
Cheiro de suor
Para desodorizar, misture meio copo de água morna, meio copo de vinagre de álcool e 3 colheres de sopa de bicarbonato. Em seguida, aplique essa solução em uma flanela e esfregue a área afetada. Caso o colchão fique cheirando a vinagre, pingue 20 gotas de óleo essencial de lavanda ou outra essência de preferência em um pano e passe sobre o local já limpo.
 
Cheiro de cigarro
Para os fumantes, é fundamental que a lavagem de roupas de cama seja regular. Isso ajuda a não acumular o odor na peça e impede que o cheiro penetre no colchão. Mas, se mesmo assim o cheiro se mantiver no colchão, existem duas técnicas disponíveis: a primeira é só aplicar vinagre de maçã em um pano e passar sobre o colchão. A segunda é espalhar bicarbonato na cama e deixar agir por oito horas, antes de remover com aspirador.
 
Cheiro de mofo
Uma boa dica é deixar o colchão tomando sol por algumas horas. No inverno e em tempos muito úmidos, a probabilidade de mofos e bolores aparecerem é maior e, por isso, deixá-lo exposto é uma maneira de eliminar o cheiro. Em seguida, limpe o colchão com uma esponja. Aplique 5 gotas de óleo de melaleuca (esse óleo tem propriedades antibacterianas) em um balde com água morna e esfregue essa mistura sobre o colchão. Quando terminar, deixe o colchão secar totalmente antes de usá-lo.
 
Mancha de sangue
O sangue é uma mancha bem difícil de eliminar totalmente. A dica é misturar bicarbonato de sódio com água fria, para ajudar a reduzi-la consideravelmente. Aplique sobre a mancha essa mistura e deixe agir por 30 minutos. Em seguida, retire o excesso de bicarbonato com um pano molhado e pressione com uma toalha seca para retirar a umidade.
 
Outra opção é usar água oxigenada 10 volumes. Aplique na região manchada e deixe borbulhar. Na sequência, remova o excesso com um pano limpo.
 
Usar detergente de cozinha também é uma boa opção. Misture uma colher do produto em duas xícaras de água e aplique na região, esfregando com uma escova de dente sem uso.
 
Mancha de vinho
Aplicar álcool é fundamental nessas situações, porque ele faz com que a mancha desapareça. Em um pano úmido, embebede álcool e esfregue na região manchada. Outra solução é misturar meio copo de água morna com vinagre de álcool e aplicar com uma toalha sobre o colchão. Se a mancha estiver muito concentrada, evite esfregar para que ela não aumente. Nesses casos, vale apertar a toalha sobre a superfície.
 
Manchas não identificadas
No caso de manchas que aparecem sem que se saiba a origem delas, é sugerível borrifar detergente ou vinagre de álcool com água fria. Deixe agir por 10 minutos e aguarde secar depois.
 
A limpeza e higienização de colchões é muito necessária e pode parecer uma tarefa difícil, mas, com essas dicas, é possível ser realizada de maneira simples na sua própria casa.
 
5 dicas para manter o colchão sempre limpo
Virar o colchão periodicamente: isso permite que os dois lados sejam arejados por igual e evita que ácaros e mofos se instalem na peça.
Expô-lo ao sol: permita que o seu colchão pegue sol no mínimo uma vez por semana. Ao expô-lo no sol, as fibras de tecido ficam secas, perdendo a umidade, que é a única forma de ácaros e fungos têm de adquirirem água e se manterem na peça.
Trocar a roupa de cama semanalmente: enquanto você dorme, seu corpo está em contato direto com os lençóis por muitas horas, durante as quais é normal que se soltem células mortas da pele e fluídos corporais, depositados na roupa de cama usada. Além de gerar cheiros desagradáveis, se permanecerem ali por muito tempo, representa um perfeito habitat para os ácaros e outros parasitas, que podem causar reações alérgicas ou piorar as condições, como asma ou rinite.
Usar capas no colchão: atualmente, existem muitas opções no mercado, inclusive as antialérgicas. Elas são grandes aliadas no combate a pó e ácaros, além de facilitarem a limpeza. Com o uso de capas, o colchão fica mais protegido e tem maior durabilidade.
Não molhar: não encharque seu colchão na hora da limpeza e nem o deixe muito úmido. Caso isso aconteça, facilita a criação de fungos e alergia na pele. Dessa forma, quando molhar a peça, deixe secar totalmente antes de retornar o uso.
Dê atenção à qualidade do seu sono. Experimente incluir à sua rotina esses hábitos de limpeza e cuidado com seu colchão, para, assim, ter excelentes noites de sono!
 
Fonte: www.tuacasa.com.br

Favorito
Comparar