Carregando...
Política de Privacidade

RECUSAR
Menu

Acesse o KSI - Kurole Sistema Imobiliário

20 dicas para limpar a tela da TV

Categoria - Manutenção

Autor: Cibele Martins - 19/06/2017

Não aguenta mais ver aquelas marcas de dedos na tela da TV – que você nem imagina como foram parar ali? Tem medo de usar algum produto que acabe estragando o LCD? Sabia que determinados produtos podem anular a garantia da sua TV?

Essa é uma dúvida comum na maioria das casas, por isso reunimos as melhores dicas de limpeza para você não prejudicar seu eletroeletrônico. Por isso, quanto menos produtos químicos, melhor. A nossa recomendação, depois de todas as pesquisas que fizemos, é usar apenas água morna ou líquidos específicos.

Veja agora essas 20 dicas para limpar a tela LCD para não danificar seu aparelho nem perder a garantia.

Dicas para limpar tela LCD

1 – Desligue sempre a TV da tomada antes de fazer a limpeza. Além de ser muito mais seguro, com a TV desligada também fica mais fácil visualizar as manchas na tela LCD. Você evita choques e perda da garantia por algum problema elétrico.

2 – Não use produtos derivados de madeira (celulose), como papéis, papel higiênico, lenço de papel ou toalha, por mais finos que pareçam ser. Mesmo assim eles podem riscar a tela.

3 – Para limpar tela LCD use apenas uma flanela ou algum pano suave para retirar as manchas.

4 – Use apenas líquidos especialmente fabricados para limpar tela LCD ou água morninha. No entanto, leia o manual, porque alguns fabricantes não recomendam o uso de líquidos em hipótese alguma.

5 – No caso de usar um desses líquidos para limpar tela LCD, nunca o aplique diretamente sobre a tela, sempre sobre o pano. Por outro lado, ele nunca deve ficar molhado o suficiente para pingar o escorrer o produto, mas apenas umedecido.

6 – Jamais use produtos que contenham álcool ou amoníaco, como os utilizados para a limpeza de vidros. Essas substâncias podem ofuscar a superfície plástica com fissuras praticamente imperceptíveis, mas que escurecem a imagem, prejudicando a sua qualidade.

7 – Se usar um produto líquido, logo após passe a flanela seca para retirar qualquer resíduo.

8 – Outra dica de limpeza é usar o aspirador de pó para limpar tela LCD. Fixe a ponta fina na mangueira, regule o aparelho na potência mais baixa e use a ponteira com muito cuidado para sugar toda a poeira da tela, delicadamente. Mas procure não aproximá-la muito do LCD.

9 – Desligar a TV da tomada também evita manchas causadas pela evaporação do produto líquido por conta do aquecimento da tela quando ligada.

10 – Nunca pressione a tela ao fazer a limpeza. Passe o pano suavemente com movimento leves e circulares para não danificá-la.

11 – Use uma flanela ou pano suave descartável. Pode haver micro-organismos contaminando a tela, e, como é um tipo de sujeira que não pode ser visto a olho nu, você pode acabar levando-a para outro aparelho, prejudicando seu funcionamento.

12 – Só religue a TV quando a tela estiver totalmente seca.

13 – Jamais use: detergentes, desinfetantes, álcool etílico, papéis de qualquer espécie ou de qualquer espessura, produtos químicos com amônia, acetona ou cloro.

14 – Use: flanelas, pincéis de cerdas macias, cotonete, algodão, água morna e produtos próprios para limpar tela LCD.

15 – Verifique se o fabricante da sua TV não disponibiliza um kit para limpar tela LCD com produtos específicos para a marca ou modelo.

16 – Evite o acúmulo de sujeira fazendo a limpeza com frequência.

17 – Use capas protetoras caso o local em que ela fique seja muito exposto à sujeira.

18 – Faça uma solução caseira com detergente e água em um borrifador, na proporção de 1 colher de sobremesa de detergente para 1 litro de água. Apenas borrife levemente na flanela. Essa solução retira a gordura que o pano seco não consegue remover.

19 – Não use água da torneira, porque ela contém minerais que podem deixar manchas. Na hora de limpar tela LCD, use água mineral sem gás.

20 – Se não tiver uma flanela por perto, uma camiseta 100% algodão também pode ser usada para limpar tela LCD.

Curiosidades sobre as telas LCD

Saber um pouco mais sobre as telas LCD pode ajudar a compreender melhor seu funcionamento, consequentemente, o porquê dessas dicas de limpeza. Confira algumas curiosidades sobre as telas LCD.

- Apesar da sigla LCD se referir a cristal líquido, e o cristal geralmente vir à mente em sua forma sólida, na verdade esse material não é nem uma coisa, nem outra. O cristal líquido é uma espécie de meio termo entre ambas as formas, o que a ciência chama de estado mesomórfico.

- O cristal líquido é muito sensível às variações de temperatura, o que explica um comportamento ligeiramente diferente de tablets, notebooks e até TVs quando são usados em lugares muito quentes ou muito frios. E é por este motivo que é usado em termômetros.

- Uma tela LCD na verdade é composta por seis camadas: filme polarizador na vertical, substrato de vidro com eletrodo ITO (óxido da lata do índio), cristal líquido, substrato de vidro de eletrodo ITO com traçados horizontais para se alinhar com polarizador horizontal, filme polarizador na horizontal e espelho para tornar um painel refletivo.

- As telas de cristal líquido apresentam diversos benefícios aos consumidores quando comparadas às telas tradicionais. Alguns deles são o consumo menor de energia, ocuparem menos espaço, serem mais leves e planas, cansam menos a vista e emitem pouca ou nenhuma radiação nociva à saúde.

Agora que você já está por dentro de todas essas dicas de limpeza e conhece um pouco mais sobre as telas LCD, pode aproveitar melhor seu equipamento e evitar prejuízos desnecessários.

Favorito
Comparar