Carregando...
Política de Privacidade

RECUSAR
Menu

Acesse o KSI - Kurole Sistema Imobiliário

13 formas incríveis de usar vinagre na limpeza da casa

Categoria - Manutenção

Autor: Cibele Martins - 10/12/2018

A ideia de usar vinagre na limpeza da casa até parecia mito, não é? Mas o produto realmente provou que está muito além do simples ingrediente para temperar salada ou preparar outros tipos de alimentos. O vinagre, quando aplicado na higienização da casa, traz dois benefícios importantes. O primeiro é a economia, já que o produto não custa caro e há uma variedade de marcas. A segunda vantagem é o respeito ao meio ambiente, pois o produto não é feito a partir de químicas, como outros itens de limpeza.
 
 
Ouvimos alguns especialistas que pontuam sobre o uso do vinagre e indicam aqueles segredinhos básicos que dão o toque final na limpeza e organização de diferentes cômodos. Confira:
 
1. O vinagre remove mau cheiro
 
O vinagre é uma das substâncias mais incríveis para retirar o mau cheiro. A substância naturalmente tem sua composição forte, capaz de agir contra qualquer odor. Debora Ambrosio, personal organizer, dá a primeira dica para quem quer remover cheiros mais fortes, como o de cigarro ou mofo. “O ideal é que para esse tipo de limpeza o vinagre seja usado quase que puro, com bem pouco de água em sua mistura”, orienta.
 
 
O vinagre também pode ser usado para lavar ralos de banheiro ou mesmo eliminar o mau odor dos pets em quintais ou garagens.
 
2. O vinagre remove sujeiras das panelas
Outro truque fantástico é o usar o vinagre na limpeza de panelas. Miriam Cansian, consultora em organização, dá a receita que vai ajudar na remoção de alimentos que ficam grudados no fundo do recipiente. “Coloque a panela no fogo com água e 4 colheres de vinagre. Deixe ferver, espere esfriar e lave de novo”. Simples assim!
 
3. Remove gordura
 
Está com o azulejo ou fogão engordurado? O vinagre vai fazer toda a diferença! Miriam dá outra receita para realizar a remoção de 100% desta camada de sujeira. “Use papel absorvente para retirar o excesso e deixe um pouco de vinagre sobre a área do fogão ou na frigideira por 15 minutos, antes de começar a limpeza. Só então esfregue com sabão neutro e uma esponja não abrasiva”, ensina.
 
4. Vinagre na limpeza da geladeira
O vinagre é tão multiuso que a consultora Sueli Rutkowski até criou um guia sobre o uso do produto em diferentes partes da casa. Na geladeira, o vinagre tem efeito de desengordurante e pode ser usado à vontade. Aliás, o vinagre também pode ser usado na limpeza de microondas e fogões.
 
5. Vinagre para lavar roupa
Suas roupas nunca mais serão as mesmas após usar o vinagre na limpeza delas. O amaciante parece ser coisa do passado, pois quem descobre o vinagre consegue ter um roupa bem mais macia e bem higienizada. Outras peças, como as de banho e cama, também pode ser limpas com o líquido.
 
6. Vinagre na limpeza também da lavanderia
Todo o cuidado é pouco na hora de limpar ambientes com piso. Miriam acrescenta que o “vinagre não deve ser usado para limpar pisos de madeira maciça e encerados, superfícies de mármore e de granito, o couro é outro material que deve ficar bem longe do vinagre, assim como os eletrônicos. Também existem algumas manchas que o vinagre não consegue remover, como sangue, vinho, tinta e sorvete”, explica.
 
7. Ele limpa também o tênis
Remova todas as sujeiras do tênis com o vinagre. Faça uma mistura do líquido com um detergente neutro, passe no entorno do objeto e deixe agir por alguns minutos. Depois, é só retirar a misturinha com um pano úmido.
 
8. Utilize o vinagre na limpeza do guarda-roupa
Limpar o guarda-roupa não é difícil. Retire as roupas de dentro do armário e separe um pano seco para remover a poeira. Em seguida, passe outro pano, dessa vez, umedecido com água e vinagre. A substância vai agir como bactericida e ainda ajuda a evitar a formação de fungos. Espere secar e pode guardar as roupas!
 
9. Vinagre é o novo lustra móveis
Limpar os móveis com vinagre também dá resultado. O indicado é misturar em partes iguais o vinagre e o óleo de cozinha. A mistura cria um lustra móveis que vai limpar e eliminar os riscos na madeira, por exemplo. O material vai ganhar novamente um brilho natural, segundo a consultora Sueli Rutkowski.
 
10. Vinagre para remover a sujeira no chão
Apenas um balde com água e algumas colheres de vinagre já é o suficiente para limpar as sujeiras do piso. Cuidado na hora de aplicar o produto, pois o mais indicado é vinagre de álcool ou branco – principalmente se o seu piso for muito claro ou de um tom mais escuro.
 
11. Vinagre remove sujeira e mau cheiro de tapete
O tapete é um elemento decorativo que fica, naturalmente, cada vez mais sujo. Porém essa realidade pode mudar já com o uso do vinagre. Para remover manchas de tapetes e carpetes é preciso de 1 medida de vinagre, 1 medida de água morna e um pouco de bicarbonato por cima. Deixe agir por 10 minutos e escove. O resultado é um tapete novinho e limpinho!
 
12. Para limpeza dos vidros
Poucos produtos dão bom resultado como o vinagre na limpeza de vidros. Paula Roberta da Silva Pinotti, gerente de marca da Dona Resolve, empresa especializada em limpeza, lembra que o material necessita de um empenho maior para remover as sujeiras – e o vinagre auxilia neste processo. “Os vidros são itens mais difíceis de limpar, e o vinagre ajuda muito a limpeza neste momento. Basta fazer uma mistura de 2 colheres de sopa de vinagre branco em 2 litros de água morna. Borrife no vidro e seque com um pano que não solte fios”, explica.
 
13. Vinagre na limpeza da churrasqueira
 
consultora Sueli Rutkowski traz um truque fantástico para remover as sujeiras que ficam na churrasqueira, uma das peças mais difíceis para limpeza. “Misture uma solução com partes iguais de água e vinagre e despeje sobre a superfície de cozimento. Deixe agir por alguns minutos e passe a esponja para remover a sujeira”, indica a profissional.”
 
E lembre-se que existem vários tipos de vinagre. Portanto, o ideal é ficar atento, pois cada um tem sua função e, na limpeza, o mais indicado é o neutro, que ajuda a evitar manchas. “O recomendado para uso em tecidos e superfícies domésticas é o vinagre branco ou o vinagre de álcool, que não possuem corantes e nem aromas de frutas –
presentes nos produtos usados para fins culinários,” acrescenta Miriam.
 
O vinagre na limpeza da casa é essencial e o resultado realmente é incrível, sendo possível usar o líquido até em outros itens, como sofá e fogão. Gostou dos truques? Temos outras dicas incríveis, como o uso de talco e até pasta de dentes na limpeza da casa, confira! É fácil e prático deixar sua casa sempre limpa!
 
Fonte: www.tuacasa.com.br

Favorito
Comparar