Carregando...
Política de Privacidade

RECUSAR
Menu

Acesse o KSI - Kurole Sistema Imobiliário

A importância do corretor de imóveis

Categoria - Legislação imobiliária

Autor: Cibele Martins - 03/04/2017

Comprar ou vender imóvel pode parecer uma decisão fácil, mas na prática é complicado tomar decisões que envolvam grandes somas em dinheiro e a realização de sonhos. São pequenos aspectos que abrangem financiamento imobiliário, avaliação, legislação específica, contratos e pequenos detalhes que, no final das contas, podem acabar acarretando diversos problemas.

Por isso, ter a presença de um especialista é fundamental. Afinal, é preciso experiência e muito conhecimento para lidar com todos os detalhes que compõem as transações imobiliárias. Se você está vivendo uma dessas situações agora, veja porque chamar um corretor de imóveis é tão importante.

Corretor de imóveis é o único habilitado diante da lei

Antes de mais nada é interessante saber não só que a profissão de corretor de imóveis é regulamentada, como que, em todo o Brasil, ele é o único autorizado a intermediar transações imobiliárias.

No entanto, quem pensa que essa é apenas uma questão de proteção da categoria, está, na verdade, deixando aspectos muito importantes de fora – entre eles a própria proteção do cliente, seja ele vendedor ou comprador.

E é bastante simples entender porquê, basta fazer algumas perguntas. Além de o corretor estudar muito para ter seu registro e ter conhecimentos específicos, de quantos imóveis disponíveis uma pessoa fora do ramo pode ter conhecimento sem entrar em um site ou portal imobiliário?

Quem garante que aquele imóvel está ou não dentro de uma faixa razoável de preço? Quem sabe calcular a possível valorização do imóvel nos próximos cinco anos? Quem conhece todos os trâmites dos financiamentos imobiliários? Quem conhece de perto e sabe como evitar todos os riscos de uma transação imobiliária?

Esses são apenas alguns dos muitos aspectos que a lei visa garantir que o cliente tenha a melhor experiência de compra/venda e não seja enganado por pessoas de má fé sem conhecimento ou código de ética.

Ajudar o cliente é sempre o principal objetivo do corretor de imóveis

O principal objetivo de todo corretor de imóveis é ajudar o cliente a realizar o melhor negócio, apontando as melhores oportunidades e afastando-o das piores condições de pagamento.

É ele por exemplo, quem dará as principais orientações sobre os financiamentos imobiliários e poderá ajudá-lo a tirar certidões e documentos necessários em todos os cartórios. O corretor de imóveis deve acompanhar o cliente desde a escolha dos imóveis a serem visitados até o pós-venda.

Confiança de estar fazendo o melhor negócio

Com a grande cartela de imóveis que o corretor tem disponível e seu conhecimento no mercado, ele é a pessoa mais habilitada a encontrar o imóvel que melhor atende às necessidades de cada cliente.

É responsabilidade dele, também, averiguar toda a documentação e garantir que a transação seja regida pelos termos da legislação regente.

Disponibilidade de atendimento a qualquer hora

Outro ponto a favor da contratação de um corretor é que ele dispõe de total disponibilidade para atender um cliente. Isso significa que, até a concretização do negócio, o profissional estará à sua disposição. Dessa forma, vender imóvel torna-se uma tarefa mais ágil, com ações assertivas gerando mais resultados positivos.

Riscos de fazer negócio com pessoas não habilitadas

A inexperiência de determinados aspectos pode chegar a invalidar uma negociação que já parecia fechada. Pontos mal amarrados, falta de documentação ou cláusulas abusivas podem trazer prejuízos futuros, tanto materiais quanto emocionais.

Para não cair nas mãos de pessoas de má fé, é fundamental avaliar se a imobiliária ou o corretor possuem Creci (registro no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), se está constituída formalmente com CNPJ e se a imobiliária tem respaldo jurídico.

Favorito
Comparar