Carregando...
Política de Privacidade

RECUSAR
Menu

Acesse o KSI - Kurole Sistema Imobiliário

Saiba como acabar com as pragas urbanas no verão

Categoria - Curiosidades

Autor: Cibele Martins - 30/11/2016

O aumento da temperatura causa um aumento na ocorrência de problemas ligados às pragas urbanas como baratas, ratos, formigas, pernilongos etc. Estes e outros bichos vivem e se reproduzem melhor nessa condição. Como conseqüência, começam a aparecer com maior frequência trazendo doenças e incômodo para os seres humanos. Para os especialistas da APRAG (Associação Paulista dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas) este é o momento de adotar medidas ainda mais severas para evitar e combater essas pragas.

A primeira dica é realizar uma minuciosa vistoria identificando se há alguma infestação. “As pragas mais comuns deixam traços, mas mais eficiente, no entanto, é solicitar a visita de uma empresa especializada no controle de pragas. Porém, é preciso tomar cuidado para não levar para sua casa um problema maior do que o das pragas. Por isso, deve-se sempre escolher uma empresa que tenha licença da Vigilância Sanitária para executar este tipo de serviço. No site da APRAG (www.aprag.org.br) é possível verificar as empresas associadas pois todas elas possuem Alvará de Funcionamento expedido pelo Centro de Vigilância Sanitária e técnico responsável, que pode ser um biólogo, engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, engenheiro químico, farmacêutico, médico veterinário ou químico.

Caso seja verificada alguma ocorrência de infestação, a tentativa de controle usando métodos caseiros, normalmente, não leva ao controle das pragas, havendo uma tendência no aumento do problema. “Existem muitas ‘receitas’ para eliminar insetos, no entanto, a maioria delas não tem efeito algum e pode até comprometer a saúde das pessoas da casa. A colocação de veneno sem a supervisão de um especialista é potencialmente perigosa, sobretudo se há crianças no ambiente”, alerta Antonio Marco França Oliveira, presidente da APRAG.

Se não houver infestação ou se o problema já tiver sido resolvido por uma empresa especializada, existem ainda alguns cuidados para manter o ambiente livre das pragas, entre os quais se destacam:

- Recolher o lixo e acondicioná-lo de forma adequada;
- Tapar frestas e buracos em azulejos e portais;
- Limpar com freqüência todos os ralos, mantendo fechados àqueles menos utilizados;
- Limpar as caixas de gordura;
- Não deixar restos de comida espalhados pela casa, principalmente, durante a noite;
- Em época de revoada de cupins, deixar, se possível, as janelas e portas fechadas e a luz apagada no entardecer que é o horário em que os siriris voam.

Favorito
Comparar