Carregando...
Política de Privacidade

RECUSAR
Menu

Acesse o KSI - Kurole Sistema Imobiliário

Suculentas: conheça algumas espécies e como usá-las na decoração

Categoria - Arquitetura e Design

Autor: Cibele Martins - 16/04/2019

Se tem uma plantinha ótima para cultivar, é a suculenta. Pertencentes à uma espécie com diversas famílias diferentes, elas são super adaptáveis a qualquer tipo de ambiente. Sua praticidade e versatilidade deixam a decoração muito mais sofisticada, tanto em áreas externas como internas, além de contribuir com a adição de aconchego ao espaço.

As suculentas são provenientes das regiões desérticas e, por isso, não exigem muitos cuidados. Por reter água em seu interior, ela é a planta perfeita para quem tem uma rotina agitada, pois não precisa ser regada muitas vezes. Algumas espécies podem viver tranquilamente em áreas com pouca luminosidade, e quase todas elas florescem em ambientes úmidos e secos também, e se reproduzem com facilidade, gerando diversas mudinhas só por uma de suas folhas cair na própria terra de seu vaso.

A seguir você conhecerá um pouco sobre algumas espécies, quais os (poucos) cuidados que devemos ter para mantê-las preservadas, o seu cultivo e como podemos usá-las na decoração. Acompanhe:

Tipos de suculentas

Existem diversos tipos de suculentas, sendo quase 22 mil espécies já registradas. 

Como plantar uma suculenta

Não existe nenhum segredo para plantar suculentas em um vaso. Assim como qualquer outra planta, elas precisam única e exclusivamente de terra para o seu cultivo. Dê preferência para um vaso ou cachepô que tenha furinhos no fundo, coloque algumas pedras e depois a terra. Para espécies adultas, é necessário cavar um pequeno furo na terra e inserir a raíz no buraco, e depois tampá-la e firmar bem o produto a sua volta. Para cultivar uma mudinha, você precisará somente de uma folha de uma espécie adulta, secá-la por um dia, e repousá-la em cima da terra (não é necessário enterrar a ponta). Não regue-a por uma semana, e depois disso, coloque somente duas gotas de água na terra a cada 7 dias.

Como cuidar e manter uma suculenta

Os cuidados com uma suculenta são bem simples. Duas colheres de sopa de água são suficientes para manter uma espécie de vaso pequeno hidratada. A frequência varia de acordo com a estação: de quinze em quinze dias para períodos mais frios, e uma vez por semana em épocas mais quentes. A sua poda é necessária somente se a intenção é não deixá-la maior, podendo assim gerar novas mudas com suas folhas ou caules cortados. Mesmo as suculentas sendo o tipo de planta que se adapta a qualquer tipo de ambiente – inclusive os fechados -, é importante mantê-las no sol por alguns dias da semana, para evitar o surgimento de pragas, aqueles pontos brancos que empestam as folhas.

Conjunto de plantinhas

As suculentas são plantas ideais para serem plantadas com espécies misturadas, pois sua versatilidade permite que todas se adaptem umas às outras. Com isso, é possível criar jardins, terrários e vasos com diversas composições, e o resultado é surpreendente! Elas podem compor a decoração de uma sala, na mesa de jantar, em uma varanda e até mesmo um jardim externo.

Fonte: www.tuacasa.com.br

Favorito
Comparar