Carregando...
Política de Privacidade

RECUSAR
Menu

Acesse o KSI - Kurole Sistema Imobiliário

Quais cores combinam entre si na decoração?

Categoria - Arquitetura e Design

Autor: Cibele Martins - 11/07/2018

Mesmo as pessoas com o estilo mais neutro sabem: um pouquinho de cor não faz mal a ninguém! E se você é desses que adora um ambiente colorido e cheio de personalidade, mas tem medo de errar na combinação, ou quer começar a se arriscar e não sabe por onde começar, vem com a gente e aprenda a inovar os ambientes da sua casa.

O primeiro passo é pensar na cor principal, aquela que você gosta e deseja colocar na decoração da sua casa. Nessa fase, a gente costuma optando sempre pelas cores claras e neutras por serem mais fáceis de combinar.

Porém, a ideia é justamente sair da mesmice e se jogar de cabeça nas cores, por isso escolha sem medo. Acredite: seja qual cor principal você escolher, há como misturar com outras!

Feito isso, você pode pensar em qual caminho seguir. Se a sua intenção é dar mais corpo para a cor principal escolhida, use uma paleta monocromática, ou seja, misturando variados tons da cor, indo do mais claro para o mais escuro.

Isso garantirá harmonia e é ótimo para quem está começando a se aventurar nesse mundo mais colorido, pois será mais fácil de pensar em novas combinações no futuro e você já terá perdido receio de usar mais de um tom no mesmo ambiente.

Outra sugestão é o uso de cores similares. Com o auxílio de uma roda ou círculo de cores, que você pode encontrar facilmente na internet ou em armarinhos, é possível observar como interagem entre si as cores próximas da paleta.

Ao escolher a cor laranja, por exemplo, você tem a sua disposição o amarelo e o vermelho, que são, respectivamente, uma variação mais clara da cor e outra mais escura. Perceba que juntas, as cores se tornam quase como uma unidade. Você pode escolher tonalidades menos intensas dessas cores e combiná-las entre si para ter um resultado mais orgânico no ambientes.

Agora, se você é mais ousado na hora de escolher a decoração da casa, pode apostar numa paleta de cores complementares, que nada mais é que cores que combinam entre si, apesar de serem “opostas”. Ficou confuso? Novamente com a ajuda de uma roda de cores, veja que enquanto de um lado estão as cores frias, no lado oposto estão as cores quentes e, ao escolher uma cor, seu complemento é justamente a cor que estiver na frente.

Por exemplo, vermelho e verde, laranja e azul, amarelo e roxo, e por aí vai. Nós já te mostramos em outra matéria aqui como fazer combinação de cores. 
Conhecendo essas três opções básicas de paletas, você já pode começar a pensar na construção de cores que vai usar na sua decoração, seja em alguns objetos e móveis ou até mesmo nas paredes. Faça pesquisas, busque inspirações em sites e Apps especializados em criar paletas de cores que combinam e siga sua intuição! Afinal, é a sua personalidade que devem prevalecer aqui!

Fonte: www.imovelweb.com.br

Favorito
Comparar