Carregando...
Política de Privacidade

RECUSAR
Menu

Acesse o KSI - Kurole Sistema Imobiliário

Objetos decorativos para o Feng Shui

Categoria - Arquitetura e Design

Autor: Cibele - 20/12/2021

Feng shui: Dicas para decorar seguindo os princípios da técnica milenar!

Provavelmente você já ouviu falar desta técnica milenar. Ela nasceu lá na China há mais de três mil anos e, juntamente com as artes, a filosofia e a medicina chinesa, tem como objetivo promover a harmonia do lar através da decoração.

Mas como exatamente o Feng Shui funciona? Bem, para responder essa pergunta precisamos falar sobre o baguá. O baguá é uma placa em formato octogonal, onde cada lado expressa uma área da vida – Sucesso, Relacionamento, Criatividade, Amigos, Trabalho, Espiritualidade, Família e Prosperidade.

O Baguá é posicionado em cada cômodo da casa com o objetivo de determinar onde estão cada uma dessas áreas. Ao serem identificadas, o espaço é tratado e harmonizado a partir do reposicionamento, colocação ou retirada de objetos.

Para cada cômodo da casa existem conceitos específicos do Feng Shui que devem ser aplicados. Mas alguns outros são gerais e podem – e devem – ser usados na casa toda. Confira quais são logo abaixo:

Evite o acúmulo de objetos

Não há nada pior do que uma casa entulhada de objetos, bagunçada e desorganizada. Se essa situação já impede a circulação de pessoas, imagine do Chi? Por isso mesmo destralhe tudo o que é inútil e sem serventia. Organize armários, prateleiras e cômodos. Você vai ver como é muito mais prazeroso e saudável viver em uma casa sem excessos e organizada.

Deixe a luz e o ar entrar

Fisicamente já é comprovado o efeito benéfico de uma casa bem iluminada e arejada. Você evita mofo, bolor e mau cheiro. Mas essa simples atitude abrir as janelas também faz um bem danado para a parte energética da sua casa. De acordo com o Feng Shui, o ar ajuda a varrer para fora as energias negativas do ambiente.

Jogue fora tudo o que está quebrado

A ideia aqui é a seguinte: tem conserto? Conserte. Não tem? Jogue fora. Mas nunca, jamais, guarde objetos quebrados. Eles sugam a boa energia da casa.

Cinco elementos

Como o Feng Shui está embasado na filosofia chinesa, o uso dos cinco elementos também se torna indispensável nessa técnica. Fogo, terra, água, metal e madeira quando combinados harmoniosamente promovem o equilíbrio necessário para a energia do Chi fluir sem obstáculos. Esses elementos são usados de forma bruta ou representativa, ou seja, você pode usar tanto o fogo em si, como uma lareira ou optar por uma cor quente que simbolize o elemento.

Conheça agora quais os principais objetos que você deve ter para harmonia do lar.

Filtro dos sonhos: o objeto afasta os maus pensamentos e pesadelos.
Fonte de água: quando colocada junto à área da prosperidade, o objeto ajuda a equilibrar e harmonizar as finanças.
Vasos de vidro ou cerâmica: esses objetos são importantes para corrigir focos de energia negativa.
Espelhos e objetos triangulares: os espelhos são ótimos para curar áreas com energia negativa, equilibrar e harmonizar; já os objetos triangulares são indicados para área do sucesso
Sinos: as ondas sonoras produzidas ao tocar um sino são capazes de expulsar para fora de casa as energias negativas.
Esculturas do Buda, flores e aromatizantes: tudo aquilo que induz ao bem estar deve ser utilizado no Feng Shui, independente da religião ou filosofia que se acredita.
Pedras e Cristais: esses elementos naturais absorvem a energia negativa e estagnada do ambiente.
Mandalas: elas energizam o ambiente em que estão expostas; existem mandalas para cada área do baguá
Quadros com imagens ou frases inspiradoras: use-os para se inspirar e manter bons pensamentos; já os quadros com imagens fortes e pesadas devem ser evitados pois sobrecarregam negativamente o ambiente
Velas: tudo o que emite luz e brilho é bem vindo dentro do conceito do Feng Shui.



Favorito
Comparar