Carregando...
Política de Privacidade
Menu

Acesse o KSI - Kurole Sistema Imobiliário

Dicas profissionais para não errar na decoração da cozinha

Categoria - Arquitetura e Design

Autor: Cibele Martins - 11/06/2021

Armários nunca são demais

Para cozinhas grandes, médias ou pequenas, um item essencial são os armários: eles podem ser feitos sob medida, adaptando-se bem ao espaço disponível. Estes aparatos ainda são extremamente úteis para guardar utensílios e alimentos. “Minha principal dica, especialmente para cozinhas pequenas, é selecionar os equipamentos necessários levando em consideração o tamanho do espaço e providenciar um projeto detalhado com armários sob medida”, afirma a designer.

Azulejos são mais que revestimentos

“Colocar revestimentos atraentes entra a bancada inferior e a superior ou atrás do fogão é algo que traz personalidade para a cozinha e deixa o ambiente charmoso”, afirma Melissa. Mas, além de garantir uma decoração única, o azulejo também protege a parede de gorduras e demais substâncias que possam respingar, sendo uma superfície de fácil manutenção.

Outra opção são os ladrilhos hidráulicos, que são peças mais rústicas, sem brilho, feitas a partir de cimento e corantes. Nestes casos, se colocados próximos ao fogão, é necessária a aplicação de um impermeabilizante.

Coifa ou depurador?

Independente da escolha entre coifa ou depurador, é importante, antes de mais nada, saber que ambos são essenciais para uma cozinha: eles impedem que a fumaça e os cheiros produzidos pelos alimentos se espalhem pela casa toda.

Mas qual deles então escolher? A coifa (que existe nas versões de parede ou em ilha) possui uma chaminé, diferentemente do depurador – que é, por isso, mais indicado para cozinhas pequenas.

Iluminação adequada faz diferença

Assim como em qualquer ambiente, a iluminação é um dos pontos chaves da cozinha. Em especial, procure iluminar bem os locais que são bastante utilizados durante a preparação dos alimentos, como na bancada e em cima do fogão.

Cores claras são curingas

Se você não quer correr o risco de errar na escolha das cores na composição da cozinha, os tons claros são os mais “seguros” neste quesito: eles “ampliam” o espaço e, por serem neutros, permitem ousar com utensílios coloridos.

Mas você pode ousar nas cores, sim!

Mas as cores também são bem-vindas neste tipo de ambiente e tudo depende da personalidade que você pretende dar ao lugar. “Entre as tonalidades que indico, o laranja é uma cor que estimula o apetite”, explica Melissa.

Utilize as paredes a seu favor

Se a cozinha não é muito grande, uma dica valiosa é ter as paredes como aliadas. “Além dos armários, nichos, prateleiras e torres com equipamentos embutidos são algumas das melhores formas de aproveitar estes espaços”, afirma a profissional.

E que tal aproveitar também o teto?

Para quem quer realmente aproveitar bem todos os espaços disponíveis na cozinha, até mesmo o teto pode ajudar nesta missão: é possível pendurar “varais” e prateleiras para se colocar panelas, canecas e espátulas, por exemplo.

O encantamento do revestimento 3D

Existem no mercado várias opções de revestimentos 3D, para todos os gostos. Assim, caso você busque dar um toque moderno e elegante para a sua cozinha, este tipo de material é uma boa opção, sendo ainda de fácil aplicação.

Atenção ao posicionamento dos eletrodomésticos

Mesmo em espaços pequenos, procure posicionar a geladeira longe do fogão. Durante a preparação dos alimentos, a sujeira que respinga das panelas pode atingir a geladeira, sujando sua superfície. Há ainda o perigo da porta do eletrodoméstico bater no cabo de alguma panela, causando um acidente.


Fonte: https://www.tuacasa.com.br/decoracao-de-cozinha/


Favorito
Comparar