Carregando...
Política de Privacidade

RECUSAR
Menu

Acesse o KSI - Kurole Sistema Imobiliário

Decorando a área da churrasqueira

Categoria - Arquitetura e Design

Autor: Cibele - 18/07/2022

Que preparar um churrasco para a família e/ou os amigos no final de semana é uma das formas mais agradáveis e deliciosas de lazer, isso todo mundo sabe. Agora, encontrar formas de decorar esse ambiente para que ele fique confortável e funcional, por outro lado, pode ser um desafio para algumas pessoas.

Planejando a área da churrasqueira

Antes de começar a decorar o espaço de verdade, é preciso ter alguns cuidados na hora de planejar e elaborar o local. Para começo de conversa, você precisa sempre ter muito claro o principal objetivo de uma área com churrasco: unir aconchego e praticidade para preparar um churrasco junto de quem você gosta!

Ou seja: não é uma boa ideia incluir uma grande quantidade de mobília no local, pois isso pode dificultar um pouco a sua vida na hora de fazer o churrasco. O planejamento da mobília e da distribuição do espaço em geral deve ser feito com cuidado para elaborar um ambiente confortável e que facilite o preparo do churrasco.

Priorize itens que tenham um propósito prático, como:

  • refrigeradores;
  • uma pia;
  • e, no caso de uma varanda gourmet, eletrodomésticos.


Com esse mesmo objetivo, também é preciso instalar a churrasqueira no local mais conveniente e propício. Uma orientação geral que costuma dar o melhor resultado é:

  • em apartamentos escolher a varanda;
  • e em casas colocar a churrasqueira em um espaço no quintal ou garagem.

Isso garante que o espaço será mais fácil de limpar/organizar e ainda se aproveita de uma área que, naturalmente, é pensada para receber visitas.

Veja mais algumas dicas rápidas que ajudam a tirar o melhor proveito do espaço de churrasco:

– para quem tem uma área mais ampla disponível, vale a pena incluir um balcão, pois ele facilita o preparo do churrasco e também serve como uma cantinho para reunir as pessoas;

– em espaços internos (especialmente em apartamentos) é muito indicado o uso de uma coifa! Confira nosso post que ensina como escolher e usar coifas para churrasqueira;

– em áreas externas é ideal ter alguma proteção do sol, como um toldo, pergolado ou outra forma de cobertura;

– o revestimento mais comum para as paredes é azulejo (ou pastilhas); outra opção popular é o tijolo aparente!

Qual o melhor piso para área de churrasqueira?

De forma geral, a opção mais indicada por especialistas é o porcelanato intermediário fosco, que é resistente e não fica com manchas de gordura. Portanto, ele apresenta segurança, beleza e ainda facilita a manutenção e limpeza – tudo que você precisa no piso da área de churrasco!

Além dessas, outras opções indicadas para esse tipo de ambiente são:

  • ladrilho hidráulico;
  • cerâmica;
  • e o fulget (também chamado de granilite rústica) para quem busca um revestimento mais moderno.

Portanto, não existe uma opção única e universal que seja a melhor em todas as situações, e sim uma gama de alternativas dentre as quais você pode escolher aquela que melhor se adapta ao seu lar.

Dicas de decoração para área de churrasco

Depois de ter certeza de que tudo ficará muito bem organizado e funcional, garantindo conforto para quem for socializar na área e praticidade para quem for preparar o churrasco, é a hora de pensar na decoração!

Aqui, como no restante do seu lar, é importante implementar elementos que saibam tirar o máximo do ambiente e, ao mesmo tempo, trazer um pouco da sua personalidade com harmonia.

Em outras palavras: solte a criatividade e não tenha medo de arriscar! Mas, para quem procura uma orientação geral, alguns dos estilos mais empregados na área de churrasqueira são: o visual mais tradicional e rústico; o moderno; e o clean. Veja dicas rápidas e práticas de como incorporar cada um deles na decoração.





Favorito
Comparar