Carregando...
Política de Privacidade

RECUSAR
Menu

Acesse o KSI - Kurole Sistema Imobiliário

Decoração de cozinha integrada

Categoria - Arquitetura e Design

Autor: Cibele Martins - 19/07/2018

Como planejar o piso de ambientes integrados?

Quem planeja uma cozinha integrada à sala (como também a uma lavanderia ou churrasqueira) geralmente vê surgir uma grande dúvida: como planejar o desenho / acabamento do piso? Ele deve ser o mesmo ou diferente? Deve ser separado por uma soleira ou não?

Considerando o grande número de perguntas sobre este assunto, preparamos um guia rápido para auxiliar quem precisa fazer esta escolha.

Como Escolher a Paginação do Piso

Não existe uma única paginação (projeto que apresenta o desenho do piso) correta: ela dependerá do objetivo de quem está decorando. Pergunte-se: você quer integrar os ambientes ou criar a sensação de que existe uma diferenciação entre eles? Confira abaixo detalhes de cada escolha:

Dois ambientes integrados com um mesmo piso (sem soleira)

Isso permite integrar visualmente os espaços, ampliando a sensação do tamanho do mesmo. A cozinha, integrada à sala, torna-se um espaço social. A uniformidade do piso cria uma decoração “fluida”, leve e “limpa”.

Dois ambientes integrados com um mesmo piso (com soleira)

Ao inserir uma soleira entre os ambientes, marcamos a separação entre eles. Como o piso é mesmo, sentimos facilmente que os ambientes tem a mesma linguagem, mas mostramos que a partir daquele ponto estamos na cozinha ou na sala, por exemplo. Existe aqui, ainda, duas possibilidades:

– Soleira em harmonia com o piso: optando por uma soleira de cor semelhante à do piso, marcamos a separação de maneira suave e delicada. Será um detalhe elegante na decoração;

– Soleira em contraste com o piso: neste caso, sua cor é bastante diferente da do piso, chamando a atenção. Sua presença é forte, mas (dependendo da combinação de materiais) é elegante e expressa, muitas vezes, a personalidade marcante do morador.

Dois Ambientes integrados utilizando pisos diferentes

Neste caso os ambientes são marcados visualmente pela cor do piso, o que produz, geralmente, a sensação de que o espaço é menor. Como haverá uma linha de conflito entre os dois materiais (ou mesmo material com cores diferentes), é geralmente indicado o uso de uma soleira, que pode ter cor semelhante a um dos pisos (escolher uma terceira cor poderá pesar na decoração, poluindo com muitas informações visuais o ambiente). Importante: às vezes, dependendo do projeto, não é necessário usar soleira (sua escolha dependerá de uma análise geral da composição do projeto).

Neste exemplo, foi feito um acabamento com soleira para dividir dois pisos de cores diferentes. Como as cores são neutras, o acabamento ficou bom.

Pisos diferentes podem ser usados para setorizar os espaços

Perceba que o piso da sala/cozinha desenha o limite entre estes ambientes e que foi utilizada uma soleira no mesmo material, mas em outro sentido, para criar um belo acabamento na transição.

Quado a cozinha é integrada a um ambiente externo, como churrasqueira ou varanda, o piso poderá ter a mesma cor, mas texturas diferentes (polido e rústico, por exemplo).O ambiente interno e o externo são integrados visualmente: a cor dos pisos é semelhante, mas a textura é diferente. Isso permite que o espaço interno pareça maior.

Favorito
Comparar