Carregando...
Política de Privacidade

RECUSAR
Menu

Acesse o KSI - Kurole Sistema Imobiliário

DECORAÇÃO SUSTENTÁVEL: VEJA 9 APLICAÇÕES DE PALLETS DE MADEIRA NA DECORAÇÃO DE CASA

Categoria - Arquitetura e Design

Autor: Cibele Martins - 09/09/2019

Em tempos marcados pela crise, nada melhor do que apostar na decoração sustentável para enfeitar a casa e economizar dinheiro. Os pallets ganham destaque na lista de materiais de reaproveitamento porque demandam pouco ou nenhum trabalho de reparo.
 
Na maioria dos casos, basta uma limpeza e lixamento das peças que elas já ficam prontas para uso. Quer saber mais sobre as possibilidades? Então acompanhe este post e conheça 9 aplicações de pallet de madeira na decoração!
 
1. ESTANTE DE LIVROS
Os pallets vêm sendo usados para a fabricação de móveis variados. Entre tantas opções, a estante de livros é uma das mais simples e rápidas de se fazer. Para ter seu próprio modelo, você vai precisar apenas de um pallet grande e que permita a criação de vários nichos.
 
Algumas peças têm um dos lados mais aberto, ou seja, mais vazado e com menos ripas do que o outro. Elas são ideais para a montagem de estantes, pois já trazem divisórias que podem ser usadas como suporte para livros, esculturas, coleções de CDs e outros acessórios de sua preferência.
 
2. BASE PARA CAMAS E SOFÁS
Quer renovar o jogo de sofá ou a cama com ideias de decoração sustentável? Pois saiba que é possível utilizar pallets para criar esses dois tipos de mobiliário. Nesse caso, as peças de madeira vão servir de base para os assentos e para o colchão, que pode ser de solteiro ou de casal.
 
Se quiser móveis rústicos, aplique apenas uma camada de verniz para manter a aparência original da madeira. Um visual mais moderno e alegre pode ser obtido pintando as peças com tinta fosca ou brilhante. Finalizados os acabamentos, é só organizar e empilhar os pallets até formar a base desejada para camas e sofás.
 
3. SUPORTE PARA JARDIM VERTICAL
Muitas pessoas investem no jardim vertical para manter uma decoração com plantas dentro de casa. Esse tipo de arranjo costuma ser feito com vasos fixados diretamente na parede ou, ainda, com a instalação de um ripado de madeira.
 
Caso você não tenha nenhum desses materiais, aproveite para transformar os pallets em painéis verticais para as plantas. Apoiados ou presos à parede, eles aguentam o peso de jardineiras de diversos tamanhos. Se preferir, pode plantar trepadeiras em recipientes no chão e fazer com que os ramos circundem a estrutura de madeira.
 
4. CABECEIRA DE CAMA
Por se assemelharem a painéis, os pallets também são úteis para a montagem de cabeceiras. O processo é muito simples: escolha uma ou mais peças e posicione-as atrás da cama. Se quiser mais firmeza, basta fixá-las na parede utilizando parafusos e furadeira.
 
A parte legal de ter uma cabeceira de pallet é que você pode aproveitá-la para exibir fotografias, quadros e pertences de uso diário. Para deixar o conjunto mais bonito e iluminar o quarto durante a noite, experimente instalar um cordão de luzes ou pisca-pisca em volta da peça de madeira.
 
5. PAINEL DECORATIVO PARA TV
Uma sala de estar completa merece um painel bonito e resistente que decore o ambiente e, ao mesmo tempo, ofereça apoio para a televisão. Mas em vez de procurar materiais de revestimento específicos, que tal montar o seu próprio modelo com pallets?
 
Para obter um painel grande, utilize várias peças de madeira até cobrir a área desejada. É interessante procurar pallets com tamanhos e composições parecidas para garantir um visual harmônico e elegante.
 
6. MESA DE CENTRO OU DE CANTO
Outros itens que podem ser criados com pallets são as mesas de centro ou de canto. Algumas pessoas, inclusive, colocam rodinhas na base das peças para permitir que deslizem facilmente de um cômodo até outro.
 
Para fazer a mesa de centro, um único pallet é suficiente porque mantém a altura da peça adequada e próxima ao nível dos assentos do sofá. Para mesas de canto, você pode empilhar dois ou mais pallets até encontrar a altura desejada.
 
Os dois modelos de mesa ficam mais bonitos se receberem um tampo de vidro. Além de facilitar a limpeza, essa solução evita que objetos e acessórios caiam da superfície.
 
7. BALANÇO PARA ÁREA EXTERNA OU INTERNA
Quem nunca desejou ter um belo balanço na varanda ou até mesmo no jardim? Com alguns pallets, você também pode montar um modelo para relaxar nos dias e horários de folga. O processo de montagem é semelhante ao da cama e do sofá, onde as peças de madeira se transformam na base do balanço.
 
Para cobrir as tábuas e deixar a superfície confortável, você tem a possibilidade de usar colchões, mantas ou tapetes de tecido grosso. O complemento decorativo pode ser obtido com a adição de almofadas ou futons com capas coloridas.
 
Depois de pronto, o balanço pode ser pendurado em vigas (caso esteja em um ambiente interno) ou em galhos de árvore (se estiver ao ar livre). Certifique-se de usar uma corda resistente para amarrar os pallets e garantir a segurança dos usuários.
 
8. REVESTIMENTO DE PAREDE
Uma maneira inovadora de usar pallet de madeira na decoração é transformá-lo em revestimento para parede. Diferente das outras dicas, essa ideia não utiliza a peça inteira, e sim as tábuas desmontadas para cobrir toda a superfície selecionada.
 
A vantagem é que cada pedaço de madeira obtido no pallet apresenta tonalidades, dimensões e texturas diferentes que, quando combinadas, criam um efeito único na parede.
 
Faça testes dispondo as tábuas no sentido vertical, horizontal ou em disposição de “zigue-zague” até encontrar o melhor visual. A parede pronta se torna pano de fundo perfeito para uma decoração com porta-retratos, espelhos e quadros artísticos.
 
9. BIOMBOS DOBRÁVEIS
Os biombos possuem inúmeras utilidades e podem ser aproveitados em qualquer ambiente da residência. Para montar um exemplar, divida-o em três partes: cada uma deve conter duas peças unidas por pregos ou parafusos.
 
Depois que as três partes estiverem prontas, é só posicioná-las no sentido vertical e unir as extremidades com dobradiças. Assim, você consegue um belo biombo dobrável para dividir ambientes, enfeitar cantos ou quinas de parede ou para apoiar objetos e vestimentas.
 

Favorito
Comparar