Carregando...
Política de Privacidade

RECUSAR
Menu

Acesse o KSI - Kurole Sistema Imobiliário

Como pintar azulejos de banheiros e cozinhas para renovar seu lar

Categoria - Arquitetura e Design

Autor: Cibele Martins - 13/02/2019

Imagine o seguinte cenário: após anos utilizando o mesmo revestimento na cozinha ou banheiro, você já está enjoado de olhar para aqueles azulejos sem graça. Mas aí vem aquele problema: o orçamento não corresponde com o montante necessário para mudar o ambiente através de uma reforma e bate aquele desânimo.
 
Muitas pessoas não sabem, mas pintar azulejos é possível e inclusivo muito prático. Opção mais em conta do que a troca de todo o revestimento, pintá-los pode ser uma boa opção para renovar o visual destes ambientes. Além disso, a pintura é uma forma mais rápida do que uma reforma, podendo ser feita por qualquer um. Vale lembrar que na área dentro do box é mais recomendável trocar o revestimento, já que este se trata de um ambiente com frequente umidade.
 
Para a arquiteta Cyntia Sabath, esta opção não é de conhecimento da maioria das pessoas devido a necessidade da utilização de técnicas específicas para que o azulejo não fique aparente, ou ainda não dê a impressão de que foi pintado. “Muitos acham que é só aplicar o produto, porém se não fizer de acordo com as normas, o serviço pode ficar muito estranho e não atender à necessidade do cliente”, revela.
 
 
Quais tintas posso utilizar para pintar azulejos?
 
Devido ao fato não ser uma técnica utilizada por um grande número de pessoas, pode haver dúvidas na hora de escolher a tinta ideal para sua aplicação. Em sua grande maioria estas são tintas epóxi ou acrílicas, disponíveis no mercado à base de água, com efeito acetinado, brilhante ou fosco.
 
Há ainda tintas à base de solvente, as tintas catalisáveis, as quais devem ser aplicadas utilizando-se de máscaras devido ao seu cheiro forte. As mais conhecidas são das marcas Coral, Suvinil, Sherwin Williams, e seus preços podem variar de R$130,00 à R$180,00.
 
Como pintar azulejos: passo a passo
 
Existem duas técnicas que possibilitam a pintura de azulejos: uma mantém a configuração original do revestimento, incluindo seus desenhos e relevos, enquanto a outra irá cobrir qualquer vestígio que havia um azulejo anteriormente na parede em questão. Confira o passo a passo de ambas as técnicas explicado pela profissional:
 
Como fazer a pintura com relevo aparente
 
O passo inicial em ambas as técnicas é limpar a superfície dos azulejos, eliminando toda e qualquer sujeira ou mofo. Isso pode ser feito com uma bucha e detergente neutro. É recomendável aplicar massa acrílica nas imperfeições e buracos, nivelando os azulejos. Aguarde 24 horas para a secagem e prepare a tinta a ser utilizada conforme orientações do fabricante. Após a primeira demão, aguarde a secagem completa e repita o processo de pintura. Por fim, quando a tinta tiver secado por completo, limpe bem os azulejos para um resultado mais satisfatório.
 
Como fazer a pintura lisa por completo
 
Após repetir o processo de limpeza das paredes, é deve-se passar o produto com função selador, aplicar a massa acrílica por toda a região a ser pintada. Depois da massa secar, lixe a região, buscando deixá-la nivelada. Vale a penas passar um pano seco para retirar os resquícios de pó após este processo. A seguir, aplique a tinta, quantas demãos forem necessárias, com um espaço para total secagem entre elas. “Normalmente os ambientes em que mais usamos a tinta de azulejo são cozinha e banheiro, mas chão de cozinha também costuma ser pintado, basta utilizar com tinta específica, diferente da que é usada em paredes”, ensina.

Favorito
Comparar