Carregando...
Política de Privacidade

RECUSAR
Menu

Acesse o KSI - Kurole Sistema Imobiliário

Ardósia: muito mais do que uma simples pedra cinza para o piso

Categoria - Arquitetura e Design

Autor: Cibele Martins - 17/01/2019

Mais conhecida como a pedra de cor cinza e que é difícil de limpar, a ardósia é muito mais do que isso. É encontrada em diversas cores e, ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, tem fácil manutenção. E também pode ser encontrada em diversas texturas, como polida, escovada, lixada, envelhecida ou, claro, usada ao natural.

Antigamente, ela era usada até mesmo como quadro negro. As formas mais comuns de encontrar a ardósia é com a pedra aplicada no chão, em paredes, pavimentos, fachadas e tampos de pias. A seguir, confira outras informações sobre a ardósia e uma lista de inspiração para se apaixonar pela pedra!

Ardósia: características

De acordo com a designer de interiores Patrícia Covolo, a ardósia é uma pedra muito comum no Brasil, usada no mercado interno, mas também para exportação. Uma das suas características principais é o baixo custo, principalmente por ser uma pedra encontrada com facilidade. No Brasil, o polo de extração fica em Minas Gerais. De lá, saem 95% da produção brasileira de ardósia.

 
 

“A ardósia é um revestimento de alta qualidade a um preço acessível e com baixa absorção de água, o que facilita a limpeza e dificulta o acúmulo de sujeira, permitindo também seu uso em várias situações”, explica a profissional. Hoje a ardósia é considerada uma alternativa em projetos com decoração elegante e atemporal, e tem se tornado o queridinho no mundo da arquitetura.

Ardósia: cores

  • Cinza
  • Cinza bruto
  • Cinza polido
  • Ferrugem
  • Grafite
  • Matacão
  • Mont noir
  • Preta
  • Verde
  • Verde bruto
  • Vinho
  • Wales

As cores mais comuns são a cinza, a preta e a grafite, mas essa variedade de tons é perfeita para a decoração tanto de ambientes internos como externos.

Como usar ardósia em sua casa

Engana-se quem pensa que a ardósia serve apenas como piso. Ela pode aparecer também em fachadas, tampos de mesa, pias e balcões, bancadas, soleiras, telhas, revestimento para a lareira e até – pasme! – como lápide para túmulos. São infinitas possibilidades de uso. Confira algumas opções:

Como é de fácil manutenção, ela é ótima aliada na limpeza e correria do dia a dia. Por isso, é muito comum encontrá-la sendo usada como piso. De baixa porosidade, é resistente às intempéries e abrasão, ou seja, serve tanto para a área interna como externa.

Assim como qualquer outro revestimento de pedra, a ardósia tem a capacidade de deixar o ambiente mais fresquinho, com a temperatura mais amena. Por isso, ela é bem-vinda em qualquer tipo de cômodo, até mesmo nos quartos.

Paredes

”Quanto aos formatos, a ardósia pode ser usada em diversas opções, como placas grandes ou em formatos irregulares”, conta Patricia. Usada como revestimento, a pedra pode aparecer de várias formas diferentes, e até mesmo em pequenos quadrados (como na imagem acima), formando um mosaico ou, em peças ainda menores, como filetes.

Hoje o mercado já disponibiliza algumas placas de ardósia, como se fossem azulejos, só que em versão trabalhada. Por exemplo: é possível encontrar um azulejo com filetes de ardósia, que facilita – e muito – a aplicação e o desenho na parede.

Fachadas

Usada em fachadas, ela dá certa imponência ao imóvel, já que suas cores (independente de qual escolhida) sempre dão destaque ao espaço. Além disso, como é resistente, não há com o que se preocupar quanto à aparência. Mesmo com o passar do tempo, a pedra continuará bonita e dando presença à construção.

Do lado de fora da casa, ela dá um ar contemporâneo. Vai dar ainda mais destaque à residência se usada em apenas parte do projeto, seja revestindo uma parede ou um bloco, como sugerido na imagem acima. Elas podem ser aplicadas em guarda-corpos, muros e até em pilares.

Lareira

Por ser uma pedra de tonalidade escura, em ambientes internos é necessário redobrar a atenção quanto à iluminação. “Deve-se ter cuidado para que o ambiente não fique ‘pesado’, por isso, vale a pena investir na iluminação e, se possível, combinar com ouros materiais mais claros”.

Uma alternativa, segundo Patricia, é combinar a ardósia com madeira. Quanto maior o contraste de cores da pedra e da madeira, melhor fica o resultado do visual. Como é um material “frio”, é perfeito para a lareira, para equilibrar as temperaturas.

Bancadas

A ardósia é também indicada para uso em bancadas, “já que tem boa resistência ao calor e baixa absorção de líquidos e gorduras”, conta Patricia. Então, ela pode aparecer na bancada de lavabos, banheiro, cozinha e até lavanderia.

Ela pode aparecer tanto na versão mais rústica, com veios salientes, como na versão polida. As diversas cores e opções de acabamentos combinam com todo o tipo de decoração, seja no campo ou na cidade, num design mais simples ou mais sofisticado.

Escada

Como ela é resistente a intempéries, pode receber chuva, sol, frio ou calor, sem perder sua beleza. Em áreas externas, pode aparecer no quintal, varanda, na garagem, ao redor da piscina, e até em degraus de escadas, já que não é escorregadia.

Entretanto, para manter a beleza da pedra em áreas externas e, principalmente, a segurança, “evite usar acabamento polido, para que o ambiente não fique escorregadio em contato com a água”, indica Patricia.

Mesa

Por ser resistente ao calor, ela também pode servir como suporte para apoiar travessas e panelas quentes, na cozinha ou na mesa. A ardósia também não absorve líquidos, então pode muito bem servir de bandeja para a jarra de leite, de suco, a cafeteira e até para a garrafa de vinho.

Bandeja

Bandejas, tábuas de corte, tábuas para aperitivos, souplast, pratos, plaquinhas de identificação… A ardósia definitivamente chegou no universo da mesa posta! Ela oferece uma superfície diferente e original. Além do aspecto estético, que já conquista no primeiro olhar, ainda é possível indicar o que está sendo servido nela, escrevendo o nome de cada item com giz.

Fonte: www.tuacasa.com.br

Favorito
Comparar