Carregando...
Política de Privacidade

RECUSAR
Menu

Acesse o KSI - Kurole Sistema Imobiliário

Dicas ajudam a proteger eletrônicos de raios e apagões na rede elétrica

Categoria - Acidentes no Lar

Autor: Cibele Martins - 25/10/2016

Independente da estação do ano ou clima da região, os equipamentos eletrônicos ligados na rede elétrica sempre estão expostos a eventuais surtos de tensão. Seja de origem na própria concessionária de energia elétrica ou de ordem natural, como um raio durante a chuva, os picos de tensão são os maiores responsáveis por danos aos equipamentos eletrônicos.

A Imobiliária Status buscou algumas dicas para proteger os equipamentos e deixar a sua casa mais segura contra raios ou distúrbios na rede elétrica.

Como os apagões interferem nos equipamentos eletrônicos e o que fazer?

A baixa tensão na rede elétrica, ou mesmo sua falta, não afeta drasticamente os aparelhos eletrônicos. O problema, na realidade, é durante o retorno da energia. No Brasil, por exemplo, é comum depois de apagões o fornecimento de energia elétrica retornar com uma tensão (voltagem) acima da normal.
Embora vários aparelhos atuais sejam “bivolt” e suportem tensões acima de 230V, a energia elétrica pode retornar, em alguns casos, com uma tensão acima disso, causando danos graves aos equipamentos eletrônicos, ainda que essa tensão se restabeleça em poucos segundos.

Durante a queda ou variação do fornecimento de energia elétrica, desligue todos os equipamentos. Não é preciso retirar os aparelhos da tomada, basta desligar os equipamentos mais susceptíveis a variação de energia como TVs, DVDs, Computadores e etc.

Como os raios interferem na rede elétrica e como proteger os eletrônicos da casa

Quando um raio atinge a rede elétrica durante uma tempestade, ele “percorre” as fiações até encontrar um aterramento onde será descarregado no solo. Se esse relâmpago atingir a rede elétrica próxima a sua residência, ele irá despejar uma enorme descarga com valores muito acima dos suportados pelos aparelhos e até mesmo pela própria fiação. Em alguns casos, o raio pode destruir toda a fiação elétrica e aparelhos da casa.
O que acontece é que, mesmo atingindo regiões distantes, o raio pode percorrer grandes extensões da fiação elétrica, uma grande condutora de energia. Nesse caso, sem nenhuma proteção, a grande variação de tensão e ampéres pode destruir facilmente qualquer dispositivo eletrônico plugado nas tomadas.
Contudo, existe solução. Atualmente, é obrigatório no Brasil o aterramento da fiação elétrica em residências. O aterramento consiste na instalação de um cabo de cobre no solo, de modo que ele possa descarregar tensões atmosféricas, estáticas e facilitar o funcionamento de dispositivos de proteção, como disjuntores.
Nesses casos, a instalação de um DPS irá complementar o aterramento, fornecendo mais segurança contra surtos e raios. O DPS é um equipamento contra surtos na rede elétrica que protege tanto contra raios como variações de tensão. Ele parece com um disjuntor e sua instalação também ocorre de maneira quase idêntica. Há dois tipos básicos de DPS, geral e individual. O DPS de uso geral, normalmente é colocado próximo à caixa de distribuição de energia da casa. Já o DPS individual é colocado unicamente em uma tomada.
Pela facilidade de instalação, a grande maioria dos consumidores opta por colocar o DPS próximo à caixa de distribuição, protegendo assim, todas as tomadas de energia da casa de uma única vez. A instalação de um DPS deve ser realizada por um eletricista e não é de obrigação da concessionária de energia elétrica, ficando a cargo do consumidor. Geralmente o eletricista irá instalar vários aparelhos DPS, um para cada “fase”.
Caso um raio atinja a rede elétrica perto da sua casa ou apartamento, o DPS irá cortar o circuito, impedindo o raio de ser conduzido pela fiação fazendo-o percorrer o caminho mais fácil, que é justamente o do aterramento.
O conjunto DPS e aterramento permite ao usuário utilizar os equipamentos eletrônicos durante temporais com uma boa margem de segurança. O DPS é uma solução barata e simples que permite um nível de segurança que antes não era possível.

Começou a relampejar e não sei se na minha residência tem DPS ou aterramento, o que eu faço?

Imagine a seguinte situação: começou a chover forte, faltou energia e relâmpagos e trovões podem ser percebidos com muita intensidade. Se você não tem certeza se sua casa possui aterramento ou DPS, retirar os aparelhos da tomada é uma solução antiga, mas ainda válida.
Caso um raio chegue muito próximo à sua residência e percorra a rede elétrica, essa medida protegerá os seus equipamentos eletrônicos.

Não se esqueça do modem e do telefone fixo

Outra dica válida durante temporais com muitos relâmpagos é desconectar o modem da linha telefônica. Descargas elétricas naturais percorrem também a rede de telefonia fixa, e como a mesma não possui qualquer proteção contra raios, tanto seu telefone fixo quanto seu modem estariam vulneráveis.

Favorito
Comparar